

Compartilho com vc, amig@, mais uma reportagem nacional sobre a atuação do Movimento NossaCasa na I CONFECOM, em Brasília/DF.
Obrigado amig@s da Revista Viração, adorei conhecê-los. Vocês são muito especiais e estão guardados do lado esquerdo do meu peito!!! Espero em breve revê-los, na Conferência Nacional de Cultura, de 11 a 14 de março, também em Brasília/DF!!! A Rádio NossaCasa estará por lá, cheia de surpresas, sempre simples, libertária, irreverente e muito criativa, levando o rosto, a voz e a rica cultura das nossas comunidades da floresta amazônica, também excluídas das políticas públicas culturais. Afinal, “a NossaCasa é onde a gente está, a NossaCasa é em todo lugar”, como nos ensina o poeta Arnaldo Antunes.
Ah, caso queiram doar exemplares da Revista Viração para nossas comunidades ribeirinhas da Amazônia rural amapaense, segue o endereço da sede do Movimento NossaCasa em Macapá,capital do maltratado Estado do Amapá, onde mantemos nossa biblioteca-mãe comunitária 24hs:
NossaCasa de Cultura e Cidadania
Av. Ernestino Borges 567-A
Bairro Laguinho
Macapá/AP
CEP 68.908-010
abraços fraternos,
do amigo,
Jonas Banhos
"Na realidade massacrante em que estamos imersos na qual imperam o consumo, o individualismo e a fulgacidade, revolucionário é aquele que se mantém fiel a si mesmo, que tem a noção de pertencimento a um grupo, que é capaz de ser solidário." (do livro SOBRE A ESPERANÇA, Mario Sergio Cortella e Frei Betto)
www.jonasbanhosap.blogspot.com (muitas fotos da CONFECOM e das nossas comunidades amazônicas)
http://www.youtube.com/watch?v=uqsc8sNKZ6Q (Reportagem na TV Brasil)
http://www.youtube.com/watch?v=fJL-zMVzu0I (Excluídos da CONFECOM)
www.nossacasaap.com.br
"Doe os livros que não lhe serve mais, que a gente monta bibliotecas comunitárias para comunidades ribeirinhas da Amazônia. Já somos 58 bibliotecas comunitárias. Ajude o Movimento NossaCasa a contribuir para a formação do novo cidadão."
http://www.revistaviracao.org.br/conferencia/?cid=524¬Id=489
Viração, Da agëncia Jovem de Notícias, em Brasília
17/12/2009
A rádio móvel comunitária NossaCasa deu um toque especial na I Conferência Nacional de Comunicação, que acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O responsável pela intervenção super criativa foi Jonas Banhos, do Projeto NossaCasa, no Amapá.
O Projeto NossaCasa é um movimento social e cultural, que tem uma rádio itinerante com o propósito dar voz ao povo, onde todos têm oportunidade de se expressar.
Jonas veio para Brasília por conta própria e somente no segundo dia de Conferência conseguiu um crachá de observador, que lhe permitiu ter acesso às dependências onde acontecem as plenárias. “Paguei a passagem do meu bolso. Acredito na causa do meu povo, nenhum esforço é tão grande como essa causa. Vim pra dar visibilidade ao povo ribeirinho e a causa da Amazônia, mostrar que nós existimos e temos voz”, conta.
Durante os dias de conferência ele montou, do lado de fora do auditório, uma casa de cultura, com fotos, artesanatos, cartazes, publicações, feitas no Amapá. Além disso, Jonas usou um megafone para ‘colocar no ar’ a rádio comunitária Nossa Casa e interagir com delegados/as da confecom. A rádio irreverente, divertida e criativa, fez muito sucesso. “Essa é a única rádio comunitária que pega em todo o Brasil”, brincou Jonas, fazendo referência a diversidade de estados representados na confecom, que ouviam a rádio.
A rádio foi usada para leitura de moções, para manifestações e até recadinhos amorosos. A Viração realizou uma parceria com Jonas, usando a rádio para divulgar o jornal mural em que perguntava ‘qual proposta para juventude não pode faltar na Confecom?’ e pedir a participação das pessoas.
Jonas trouxe para Brasília, além da rádio Nossa Casa, as demandas da população ribeirinha da Amazônia. Entre as principais reivindicações está a internet banda larga também na zona rural. “Eu preciso viajar até Belém pra postar meus vídeos, pra abrir os editais do Minc. Mesmo assim o que temos é uma ‘banda lenta’ e ‘de escada’, demora uma hora pra abrir um email”, declara. “Nós RIBEINHOS estamos esquecidos em plena era digital”, conclui.
Mas ele ressalta a beleza da cultura do Amapá. “Não somos coitadinhos, somos lindos, cheio de cultura, talento. O que nós não temos é oportunidade”, declara.
Saiba maisSite: www.nossacasaap.com.br
Revista Viração: Rua Augusta, 1239, cj 11 - 01305-100 11 - 01305-100 - Consolação - São Paulo
tel: 11-3237-4091- e-mail: redacao@revistaviracao.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua valiosa opinião e visita ao blog. Deixo aí meus contatos para mais trocas de saberes:
email: jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn: jbanhos@hotmail.com
Visite também o blog www.mochileirotuxaua.blogspot.com
Abraços fraternos.