Aconteceu de 18 a 23 de junho, na esquina do Rio Amazonas com o Rio Macacoari, nas comunidades Foz do Rio Macacoari, Igarapé dos Porcos, São Tomé e Carmo do Macacoari, no município de Itaubal(AP), o Festival da Leitura do Rio Macacoari. O evento foi organizado pelos artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e pelos Agentes de Leitura das Bibliotecas Comunitárias Arca e BArca das Letras das próprias comunidades.
Durante o período do Festival, cada comunidade ganhou um dia inteiro de incentivo à leitura, aonde o livro e o leitor foram os protagonistas principais da Festa. Diversas atividades foram realizadas, integrando as várias artes em torno da leitura, tais como: animação com os Palhaços Ribeirinhos; disponibilização e leitura de gibis/livros/cordéis (inclusive com literatura do Amapá, Pará e Roraima); contação de histórias na Rádia Megafônica NossaCasa; exposição fotográfica ArteRetratos das Comunidades; pinturas em papel e modelagem de massas com elementos da cultura local; exibição de filmes; rodas de conversa; montagem da NossaCasa de Cultura pelos próprios jovens, crianças e adolescentes das comunidades.
O evento também atraiu a presença de alguns professores e diretores das Escolas das Comunidades, os quais aprovaram a iniciativa e já aguardam a próxima visita dos artivistas da NossaCasa, marcada para setembro. A iniciativa mostrou que a leitura, além de importante fonte de informação e conhecimento, é uma ótima oportunidade de lazer, principalmente para os moradores das comunidades ribeirinhas, tão carentes de oportunidades de diversão sadia, sem bebida, exploração sexual e som alto, como é costume em outros festivais por aí afora, fomentados pelo Governo do Estado/Prefeituras, inclusive.
O Festival da Leitura só foi possível graças, em primeiro lugar, ao interesse e participação das próprias comunidades e ao apoio cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/Ministério da Cultura, por meio do Microprojetos Amazônia Legal, que contemplou projeto de arte-educação popular apresentado em 2010 pelo jovem morador da Comunidade Foz do Macacoari, Aldrim Correa.
Para vivenciar mais da nossa ciranda, é só tirar as sandálias e entrar, sem bater, devagar e sempre. E viva a leitura e a cultura viva!!!
Jonas Banhos
mochileirotuxaua.blogspot.com
twitter @jonasbanhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua valiosa opinião e visita ao blog. Deixo aí meus contatos para mais trocas de saberes:
email: jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn: jbanhos@hotmail.com
Visite também o blog www.mochileirotuxaua.blogspot.com
Abraços fraternos.