Acabou a grande festa democrática da Comunicação brasileira, com a participação da sociedade civil organizada (crachás vermelho e laranja), do empresariado (crachá azul) e do Poder Público (crachás verde e amarelo). Enfim, a Conferência histórica aconteceu em Brasília, de 14 a 17 de dezembro de 2009. Foi um grande presente de Natal para o Brasil, uma demonstração de amadurecimento dos atores envolvidos no processo, que aceitaram sentar na mesma mesa e dialogar sobre as políticas de comunicação para o país, em que pese os interesses muitas das vezes contrários.
É óbvio que @s que hoje estão excluíd@s da comunicação brasileira ficaram de fora, mais uma vez, desse importante debate nacional. Simplesmente porque não conseguiram saber, em tempo, que essa Conferência iria ocorrer, quais as regras para participar e o modus operandi para chegar até a sede do município (Conferência Municipal) e depois até a capital do Estado (Conferência Estadual). Vítimas da privatização do sistema de teleComunicações brasileiro, da ausência de fiscalização pela ANATEL, refletida na falta de telefone público (funcionando), internet banda larga, rádio comunitária/web, TV aberta/fechada/comunitária/web nas comunidades rurais/tradicionais brasileira.
Porém, o Movimento NossaCasa marcou presença em Brasília, à sua custa, uma vez que foi excluído da 1ª CONFECOM, em decorrência de artimanhas político-partidárias, durante a Conferência Estadual do Amapá, como bem registrado pelo repórter popular Paulo Zab (http://jonasbanhosap.blogspot.com/2009/11/nossacasa-na-i-conferencia-estadual-de.html).
Trouxe consigo, das regiões ribeirinhas do Amapá, um pouco da voz, da cara, da cultura, criatividade e das demandas de comunicação das comunidades rurais/tradicionais da Amazônia para a 1ª CONFECOM. Durante os quatro dias da Conferência, mostramos, por meio da Rádio NossaCasa, para os participantes do Brasil URBANO, o efeito da falta de comunicação na vida de milhares de pessoas que optaram, voluntariamente ou não, por permanecer morando na Amazônia RURAL, em que pese o abandono e as dificuldades de acesso às políticas públicas básicas.
Esperamos, sinceramente, que com a aprovação do Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal, ou seja, acesso a banda larga para tod@s @s brasileir@s inclusive nós da Amazônia rural, protetores da floresta, distantes das cidades, isolados geograficamente, consigamos, enfim, nos ligar ao mundo, para que possamos participar, com liberdade e em igualdade de condições, da 2ª CONFECOM.
Agradecemos a tod@s que fizeram a CONFECOM acontecer, dos mais humildes trabalhadores ao Presidente da República. Obrigado pela amorosa acolhida, amig@s feitos em Brasília. Voltamos para a NossaCasa na certeza do dever cumprido e de ter divulgado positivamente nossa Amazônia amapaense.
Valeu a pena!!!!
FOTOS, VÍDEOS E REPORTAGENS :
http://www.youtube.com/watch?v=fJL-zMVzu0I&feature=channel
http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-da-confecom/uma-radio-no-megafone
http://www.cnmcut.org.br/verCont.asp?id=20877
http://www2.camara.gov.br/tv
http://jonasbanhosap.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua valiosa opinião e visita ao blog. Deixo aí meus contatos para mais trocas de saberes:
email: jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn: jbanhos@hotmail.com
Visite também o blog www.mochileirotuxaua.blogspot.com
Abraços fraternos.