Amig@s da Inclusão Digital do Amapá e do Brasil,
Enfim, um grande presente coletivo de Natal e de Final de Ano para 8 (oito) comunidades do Rio Macacoari, no município de Itaubal. Nossos 11 computadores, 11 bancadas, 22 cadeiras, um retroprojetor e, o principal, o sinal de internet banda larga pelo satélite GESAC têm data marcada para chegar : 5 ou 6 de janeiro de 2010. A comunidade toda do Carmo do Macacoari já está mobilizada. O lugar já foi escolhido e cedido (antiga igreja) e os vereadores do município já solicitaram ao Prefeito a reforma, adaptação e segurança do local. E tudo isso graças à mobilização da própria comunidade, por meio da articulação direta feita pelo Movimento NossaCasa, que traz não só para o Rio Macacoari, mas para outras comunidades rurais/tradicionais do Amapá mais um programa do Governo Federal, o Territórios Digitais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Ministério das Comunicações (http://www.idbrasil.gov.br/noticias/news_item.2009-11-25.6371915596).
Depois de articular e coordenar, durante o período de maio/2008 a maio/2009, o Programa Arca das Letras (do Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Amapá , efetuando a entrega, a duras penas e com apoio institucional local apenas dos técnicos do Instituto Chico Mendes (Ministério do Meio Ambiente) e da sociedade civil (Associações e das próprias comunidades tradicionais/rurais), conseguimos implementar 30 (trinta) bibliotecas comunitárias voltadas para a zona rural. Agora o Movimento NossaCasa fecha o ano de 2009 com mais uma articulação vitoriosa feita diretamente em Brasília, com os "pais e mães" dos programas do Governo Federal, sem a intermediação de nenhum político do Amapá, o que nos enche de orgulho, com a atração de 23 (vinte e três) telecentros para a zona rural, proporcionando internet banda larga para comunidades distantes e abandonadas do nosso sofrível e maltratado Estado.
O Territórios Digitais (http://www.nead.org.br/index.php?acao=princ&id_prin=67, iniciado em 2008, é um projeto do Governo Federal, faz parte do Programa Territórios da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Consiste na implantação de Casas Digitais – espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet – em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais. O objetivo do Territórios Digitais é disponibilizar acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação para aprimorar os processos de gestão da produção; o controle social das políticas públicas; o acesso à informação; e a formação de rede de troca de experiências.
O Movimento NossaCasa indicou 5 (cinco) comunidades rurais/tradicionais das 23 (vinte e três) contempladas inicialmente no Amapá. São elas: Pedra Preta (Serra do Navio); Sicuriju (REBIO Piratuba - Amapá); São Pedro do Ajuruxi (RESEX Cajari - Mazagão); Tapereira (Resex Cajari - Vitória do Jari) e Carmo do Macacoari (Quilombo Conceição do Macacoari - Itaubal), nas quais já temos alguma intervenção cultural. É bom deixar bem claro que as comunidades foram escolhidas pelo Movimento NossaCasa em razão de estarem localizadas em Unidades de Conservação (verdadeiros santuários ecológicos) ou em seu entorno, motivo pelo qual sofrem forte pressão de atividades depredadoras da natureza, como mineração, agronegócio, pecuária, madereiras, grandes empresas de pesca, caça predatória. Além disso, não recebem a devida atenção dos órgãos rurais do Estado, aparelhados pelos polític@s de plantão, o que as torna presa fácil e vulnerável desses depredadores, em razão da falta de alternativa de renda digna, adquirida do usufruto harmonioso da terra e de seus recursos naturais.
Com a chegada da internet banda larga nessas comunidades, o Movimento NossaCasa espera contribuir para: fortalecer a educação de crianças, adolescentes e jovens rurais(acesso a cursos à distância, biblioteca virtual, programas educativos), estimular a cultura popular (participação em editais do Ministério da Cultura), motivar a juventude na busca direta, sem intermediários (políticos), de novas políticas públicas para suas comunidades (acesso a editais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco da Amazônia, Petrobras, Fundo Amazônia - BNDES); possibiliar a comunicação com o mundo (email, msn, telefone skype, orkut, blog, site, webrádio; tvweb) para salvar vidas e proteger a natureza; exercício do controle social (acesso a sites da Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Ouvidoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público); ofertar novas possibilidades de lazer para essas comunidades isoladas.
Esta é mais uma vitória da sociedade amapaense, que prova que existe muita vida inteligente fora de partidos políticos e do jugo de (neo)coronéis polític@s tucujus, que não se interessam pelos diversos Programas (educativos e culturais) do Governo Federal, além bolsa família, porque sabem exatamente que um povo que tem acesso a livros, informação, comunicação, educação de qualidade, cultura, esporte, internet, saúde, é um povo LIVRE, culto, que não aceita ser comandado por gente incompetente e que, por isso mesmo, vota com mais consciência e não negocia, a troco de cachaça ou cargo comissionado no Governo, o seu voto. Quanto mais educado somos, mais crític@s e propositores ficamos, mais cidadão nos tornamos, buscamos mais melhorias para nossas comunidades, cuidamos mais da natureza, menos desigualdades e injustiças sociais aceitamos, mais amor e solidariedade compartilhamos, em mais harmonia e paz vivemos na NossaCasa Amazônia.
Um Natal simples e Feliz para tod@s. E que em 2010 consigamos , tod@s juntos, atrair mais banda larga para zona rural do Amapá e da Amazônia rural.
Jonas Banhos
idealizador do Movimento NossaCasa
www.jonasbanhosap.blogspot.com (conheça as comunidades do Rio Macacoari em fotos)
www.nossacasaap.com.br
Doe os livros que não lhe serve mais. Você doa, a gente leva para zona rural do Amapá e monta a BArca das Letras (biblioteca comunitária).
Disque biblioteca comunitária : 96 8129 1837
Amigo Jonas, idealizador do movimento nossacasa você realmente é um cara iluminado e politizado, pois o proprio nome do mov. nos leva a buscar a cuidar mais do que e nosso e ir a luta. Portanto fico muito feliz por esta comunidade ter ganho neste natal seu maior presente o acesso a uma comunicaçao de qualidade e a possibilidade de esta ligado com o mundo, saindo do ostracismo que os leva muita vezes a serem bucha de canhao e curral eleitoral. Este foi um dos melhores
ResponderExcluirprtesente que tambem ganhei, afinal sou amapaense da gema e como tal me junto com esta luta. Tenho alguns livros a ser doado entre em
comunicaçao comigo o meu telefone e 9139 xxxx. um abraço bem largo igual o da banda larga Cleide Dias.