
Ministério da Cultura faz pré-lançamento de edital de cultura Hip Hop
(28/01/2010 - 11:58)
O primeiro edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez terá pré-lançamento nesta sexta-feira, dia 29, durante a realização do 10º Fórum Social Mundial na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O edital do Ministério da Cultura (MinC) premiará 128 iniciativas voltadas para a promoção e o fortalecimento da cultura Hip Hop no Brasil.
Com publicação prevista para a primeira semana de abril, o edital homenageará o artista e líder do movimento, Preto Ghóez, que morreu em 2004, vítima de acidente de carro.
Um investimento no total de R$ 1,7 milhão premiará iniciativas realizadas individualmente ou em grupo, nas categorias Reconhecimento, Socioeducativa (Escola de Rua), Geração de Renda, Difusão/Conhecimento (5º Elemento) e Difusão - Menções Honrosas.
A partir de março, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) e entidades parceiras, como o Instituto Empreender (DF) e a Ação Educativa (SP), informarão em seus sites e por outras ferramentas de comunicação, todos os procedimentos necessários para a participação dos interessados. As inscrições permanecerão abertas durante três meses e os interessados poderão encaminhar suas propostas via internet ou pelo correio.
A cultura Hip Hop, cujas primeiras manifestações no Brasil datam do início dos anos 1980, surgiu nos Estados Unidos e, atualmente, pode ser encontrada em todo o território brasileiro, principalmente nas periferias das regiões metropolitanas. Entretanto, o Hip Hop chegou ao interior brasileiro, marcando presença, por exemplo, em assentamentos e acampamentos rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Com isso, absorveu a diversidade da cultura brasileira, criando uma identidade própria, com múltiplas variações, e tornando-se uma linguagem artística das mais representativas da nossa cultura.
Homenageado
Márcio Vicente Góes, o Preto Ghóez, nasceu em 8 de outubro de 1971, em São Luis, no Maranhão. Teve uma infância pobre e começou a trabalhar com apenas 10 anos para ajudar a mãe a sustentar a família. Mas a paixão pela música também foi despertada cedo e, em 1993, ele já estava montando a sua primeira banda de Hip Hop, a Habeas Corpus, que, em 1994 passou a se chamar Skina. Em 1996, o artista formou um novo grupo musical. Surgia, então, a Milícia Neo Talmarina que durou até 1998. Neste ano, Preto Ghóez desfez o grupo e criou o Clã Nordestino - que gravou um único CD, a Peste Negra do Nordeste - e durou até a sua morte.
Além das bandas, fundou os movimentos Hip Hop Organizado Brasileiro (MHHOB), Favelafro, do Maranhão e Questão Ideológica, do Piauí. O artista escreveu ainda o livro A Sociedade do Código de Barras - O Mundo dos Mesmos. Com a banda Clã Nordestino, percorreu o Brasil e também fez shows em países como a Itália e a França.
Como líder e um dos fundadores do movimento, viajou pelo país fazendo palestras. Depois de sua morte, o compositor, cantor e escritor recebeu várias homenagens. Dois Pontões de Cultura foram batizados com o seu nome. O primeiro, em Teresina, recebeu o nome de Pontão Preto Ghóez Vive e o segundo, em Rondônia, de Pontão de Rondônia Preto Ghóez - Povos da Floresta. Uma rua da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, também ganhou, em 2006, o nome do líder do movimento Hip Hop no Brasil.
Nino Brown, da Casa Hip Hop de Diadema (SP), ouviu falar de Preto Ghóez no início do movimento no Brasil. "Eu estava em São Paulo e ele no Maranhão e fui a primeira pessoa do estado paulista a fazer contato com ele. Como naquela época não havia computador nos falávamos por carta ou telefone", conta Brown, um dos precursores e líderes do movimento em São Paulo.
Para ele a homenagem do MinC ao artista é mais do que legítima. "Ele representava o movimento e o povo humilde. Também não tinha medo de dizer o que pensava", justifica Brown, que está no Hip Hop há 30 anos e para quem a morte de Preto Ghóez foi um choque. "Não acreditávamos que era verdade. Foi uma perda muito grande para todos do movimento".
Serviço:
Pré-lançamento do 1º Edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez
Data: sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Horário: 21h
Local: auditório do Centro Universitário La Salle, em Canoas, Rio Grande do Sul
Informações da Comunicação da SID/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua valiosa opinião e visita ao blog. Deixo aí meus contatos para mais trocas de saberes:
email: jonasbanhosap@gmail.com
twitter: @JonasBanhos
msn: jbanhos@hotmail.com
Visite também o blog www.mochileirotuxaua.blogspot.com
Abraços fraternos.